Sintomas de desidratação grave durante a gravidez

Desidratação durante a gravidezDesidratação durante a gravidez: A desidratação pode ser problemática a qualquer momento, mas é especialmente preocupante durante a gravidez.

Você não precisa apenas de mais água do que o normal durante a gravidez, mas também precisa de água. A água é essencial para a vida.

Desempenha um papel crítico no desenvolvimento fetal saudável. Isso significa que se manter adequadamente hidratado é uma obrigação.

Aqui estão os sintomas de desidratação durante a gravidez e como você pode ficar seguro.

O que causa a desidratação?

A desidratação é o resultado de seu corpo perder água mais rapidamente do que você pode absorvê-lo e de outros líquidos. O resultado é que seu corpo pode ter dificuldades para realizar suas funções normais. Se você não substituir os líquidos perdidos, ficará desidratado.

Durante a gravidez, isso é especialmente preocupante. A água é usada para formar a placenta, que passa nutrientes para o bebê em crescimento. Também é usado no saco amniótico. A desidratação durante a gravidez pode resultar em complicações muito graves, incluindo:

  • defeitos do tubo neural
  • baixo líquido amniótico
  • trabalho de parto prematuro
  • baixa produção de leite materno
  • defeitos de nascença

Seu corpo está usando água em grandes quantidades durante a gravidez. A desidratação é automaticamente uma preocupação se você não tomar cuidado para substituir os líquidos perdidos.

Se você está lidando com a doença da manhã que dificulta a manutenção de alguma coisa, a desidratação se torna ainda mais provável. O vômito pode levar à falta de líquidos e eletrólitos, além da perda de ácido estomacal.

À medida que você avança na gravidez, o superaquecimento também pode se tornar um problema, que é outro precursor da desidratação. Outras causas comuns de desidratação incluem:

  • exercício vigoroso, principalmente se o tempo estiver quente
  • diarréia intensa
  • vômito
  • febre
  • suor excessivo
  • não beber água suficiente

Quais são os sinais de desidratação durante a gravidez?

Quando você fica desidratado, seu corpo começa a exibir certos sinais. É importante que você possa reconhecê-los.

O superaquecimento materno pode ser um sinal comum de desidratação. Se você não estiver bebendo água suficiente, seu corpo poderá ter problemas para regular o calor. Isso o torna propenso a superaquecimento.

A urina amarela escura é outro sinal de advertência. Limpar a urina significa que você está se hidratando bem.

Desidratação leve a moderada também pode causar estes sintomas:

  • boca seca e pegajosa
  • sonolência
  • sentindo sede
  • diminuição da necessidade de urinar
  • dor de cabeça
  • Prisão de ventre
  • tontura

Se estiver com esses sintomas, beba água e descanse, se puder. Também é uma boa idéia ligar para o seu médico e explicar o que você está sentindo.

Durante a gravidez, a desidratação também pode desencadear as contrações de Braxton-Hicks. Estes são um aperto do útero que geralmente dura apenas um minuto ou dois.

Essas contrações práticas são mais comuns no terceiro trimestre, mas você também pode senti-las no segundo trimestre. Se você está percebendo muitos desses tipos de contrações, pode ser um sinal de que não está se hidratando adequadamente.

Desidratação leve e até moderada geralmente pode ser controlada e revertida pela água potável. Mas a desidratação grave, especialmente durante a gravidez, precisa de atenção médica imediata.

Os sintomas de desidratação grave incluem:

  • sede extrema
  • boca, pele e mucosas excessivamente secas
  • irritabilidade e confusão
  • pouca ou nenhuma urina
  • urina muito escura
  • olhos fundos
  • batimento cardíaco rápido e respiração
  • pressão sanguínea baixa

Também observe sua pele. Você pode ficar desidratado se a pele estiver seca e murcha, sem elasticidade ou se estiver dobrada e não estiver “ressecada”.

Se algum desses sintomas estiver presente, você precisa de cuidados médicos imediatamente.

Como prevenir a desidratação durante a gravidez

Prevenir a desidratação não precisa ser difícil. A melhor maneira de se manter adequadamente hidratado durante a gravidez e depois é beber muita água todos os dias. Tente tomar pelo menos oito a 12 copos por dia.

Se estiver com indigestão, tente beber seus líquidos entre as refeições em vez de beber enquanto come, o que pode piorar a indigestão.

Se você tiver enjôos matinais que estão causando vômito, tente beber bastante líquido quando não estiver enjoado. Nos casos de enjoo matinal extremo que impossibilitem a manutenção de líquidos, converse com seu médico.

Evite cafeína, que pode aumentar sua necessidade de urinar. A água é ideal, mas você também pode beber leite, sucos de frutas naturais e sopa.

Se você não estiver substituindo esses líquidos, é fácil ficar desidratado. Você também deve ter cuidado com todas as atividades que causam superaquecimento, como exercícios extenuantes. Mesmo o tempo ao ar livre em um ambiente excessivamente quente ou úmido pode causar superaquecimento.

Próximos passos

Qualquer pessoa pode ficar desidratada, mas quando você está grávida, corre um risco maior. A melhor maneira de evitar desidratação leve, moderada e grave é se concentrar na hidratação.

Crie o hábito de levar uma garrafa de água com você quando estiver fora de casa. Tente acompanhar o quanto você está bebendo. Contanto que você esteja recebendo a quantidade certa de água todos os dias, seu corpo e seu bebê em desenvolvimento terão o que precisam.

 

 

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