Omega-3 Óleo de Peixe e Gravidez

Omega-3A pesquisa científica está constantemente expandindo nosso conhecimento das necessidades nutricionais na gravidez. Entre os desenvolvimentos mais recentes nesse campo, está a importância dos ácidos graxos ômega-3, tanto no desenvolvimento de um bebê saudável quanto na saúde da mãe.

Óleo de peixe ômega-3 e gravidez: benefícios e dosagem

Os ômega-3 são uma família de ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa que são nutrientes essenciais para a saúde e o desenvolvimento. Infelizmente, estes não são sintetizados pelo corpo humano e, portanto, devem ser obtidos através de dieta ou suplementação.

No entanto, a dieta americana típica é muito carente de ômega-3. Pesquisas indicam que os dois ômega-3 mais benéficos são o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico). Embora o EPA e o DHA ocorram juntos naturalmente e trabalhem juntos no corpo, estudos mostram que cada ácido graxo tem benefícios exclusivos.

A EPA suporta o coração, o sistema imunológico e a resposta inflamatória. O DHA suporta o cérebro, os olhos e o sistema nervoso central, e é por isso que é de importância exclusiva para mulheres grávidas e lactantes.

Por que o ômega-3 é importante?

A ingestão adequada de gorduras Omega-3 é essencial para manter a produção equilibrada das substâncias semelhantes às hormonas chamadas prostaglandinas.

As prostaglandinas ajudam a regular muitas funções fisiológicas importantes, incluindo pressão arterial, coagulação sanguínea, transmissão nervosa, respostas inflamatórias e alérgicas, funções dos rins e do trato gastrointestinal e produção de outros hormônios.

Dependendo do tipo de ácidos graxos na dieta, certos tipos de prostaglandinas podem ser produzidos em grandes quantidades, enquanto outros podem não ser produzidos.

Esse desequilíbrio da prostaglandina pode levar à doença. O papel dos ômega-3 na produção de prostaglandinas benéficas pode explicar por que demonstraram ter tantos benefícios à saúde, incluindo a prevenção de doenças cardíacas, a melhoria da função cognitiva e a regulação da inflamação.

Altas doses de ômega-3 foram usadas para tratar e prevenir distúrbios de humor, e novos estudos estão identificando seus benefícios potenciais para uma ampla gama de condições, incluindo câncer, doença inflamatória intestinal e outras doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide.

Os benefícios do óleo de peixe Omega-3

Verificou-se que os ômega-3 são essenciais para o desenvolvimento visual neurológico e visual precoce do bebê. No entanto, a dieta ocidental padrão é severamente deficiente nesses nutrientes críticos.

Essa deficiência de ômega-3 na dieta é agravada pelo fato de as mulheres grávidas se esgotarem em ômega-3 porque o feto usa ômega-3 para o desenvolvimento do sistema nervoso.

Os ômega-3 também são usados ​​após o nascimento para fazer o leite materno. A cada gravidez subsequente, as mães ficam ainda mais esgotadas.

A pesquisa confirmou que a adição de EPA e DHA à dieta de mulheres grávidas tem um efeito positivo no desenvolvimento visual e cognitivo do bebê. Estudos também mostraram que o maior consumo de ômega-3 pode reduzir o risco de alergias em bebês.

Os ácidos graxos ômega-3 têm efeitos positivos sobre a própria gravidez. Foi demonstrado que o aumento da ingestão de EPA e DHA previne o parto e o parto pré-termo, diminui o risco de pré-eclâmpsia e pode aumentar o peso ao nascer. A deficiência de ômega-3 também aumenta o risco de depressão da mãe.

Isso pode explicar por que os transtornos do humor pós-parto podem piorar e começar mais cedo com as gestações subsequentes.

Quais alimentos contêm  óleo de peixe ômega-3?

As melhores fontes de EPA e DHA são peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, anchova e arenque. Muitas pessoas estão justificadamente preocupadas com mercúrio e outras toxinas nos peixes, especialmente durante a gravidez.

Por esse motivo, os suplementos de óleo de peixe purificados costumam ser a fonte mais segura de EPA e DHA. Um suplemento de óleo de peixe de alta qualidade de um fabricante respeitável oferece os benefícios de saúde de EPA e DHA sem o risco de toxicidade.

Muitas pessoas pensam que a linhaça ou o óleo de linhaça contém ômega-3. Mas a linhaça contém o ômega-3 de cadeia mais curta, o ALA (ácido alfa-linolênico), que é diferente do EPA e DHA de cadeia mais longa.

EPA e DHA são os ômega-3 que o corpo precisa para uma saúde e desenvolvimento ideais. Embora se pensasse que o corpo humano pudesse converter ALA em EPA e DHA, a pesquisa atual mostra que essa conversão ocorre raramente e ineficientemente. O óleo de peixe é uma fonte mais confiável de EPA e DHA.

Considerações de segurança

É seguro tomar óleo de peixe de qualidade durante a gravidez. O peixe fresco pode frequentemente conter toxinas ambientais, como mercúrio, que se acumulam durante sua vida útil.

Essas toxinas podem ser praticamente eliminadas durante a fabricação e o processamento do óleo de peixe, com o uso de matérias-primas de alta qualidade e um processo avançado de refino.

Algumas marcas de óleo de peixe são de qualidade superior a outras. Um fabricante respeitável de óleo de peixe deve ser capaz de fornecer documentação de resultados de laboratórios de terceiros que mostrem os níveis de pureza do óleo de peixe, até o nível de partículas por trilhão.

Recomendações de óleo de peixe

  • Investigue o processo de fabricação – Como o óleo de peixe é fabricado e quais são os padrões de qualidade que o fabricante está usando? Os padrões de qualidade existentes para o óleo de peixe, incluindo o Padrão Medicinal Norueguês, o Padrão Europeu de Farmacopeia e o padrão voluntário dos EUA, estabelecidos pela monografia de 2006 do Council for Responsible Nutrition, garantem a qualidade, estabelecendo tolerâncias máximas para toxinas.
  • Cheiro – O óleo de peixe tem cheiro de peixe? Pesquisas mostram que os óleos de peixe só têm um cheiro desagradável quando o óleo começa a se degradar e está ficando rançoso. Um suplemento de óleo de peixe de alta qualidade não cheira a peixe.
  • Gosto – O óleo de peixe tem sabor de peixe? Os óleos de peixe mais frescos e de alta qualidade não devem ter sabor de peixe. Evite óleos de peixe que tenham sabores realmente fortes ou artificiais, porque eles provavelmente tentam esconder o sabor de peixe do óleo rançoso.

Recomendações de dosagem

A ISSFAL (Sociedade Internacional para o Estudo de Ácidos Graxos e Lipídios) estabeleceu o seguinte gráfico de dosagem mínima recomendada :

Bebês (1-18 meses):

0-15 libras: 32 mg / lb EPA + DHA

Crianças (1,5 a 15 anos):

15 mg / lb EPA + DHA

Adultos (15-115 anos):

500 mg de EPA + DHA (com um mínimo de 220 mg de EPA e 220 mg de DHA)

Mulheres grávidas e lactantes:

300 mg de DHA diariamente
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